Skip to content

Latest commit

 

History

History
41 lines (24 loc) · 4.81 KB

3-Detalhamento preliminar.md

File metadata and controls

41 lines (24 loc) · 4.81 KB

1) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A conscientização e prevenção contra golpes e fraudes online têm relevância em vários dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas há alguns em que se destacam mais diretamente:

1. ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura: A prevenção contra golpes e fraudes online está diretamente relacionada à promoção de tecnologias seguras e infraestrutura digital confiável.

2. ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes: A prevenção de fraudes online contribui para o fortalecimento das instituições eficazes, promovendo a segurança e a confiança nas transações comerciais e financeiras.

3. ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação: A colaboração entre governos, setor privado e sociedade civil é fundamental para combater fraudes online e promover a segurança digital.

A conscientização e prevenção contra golpes e fraudes online são parte integrante dos esforços para alcançar um desenvolvimento sustentável, promovendo segurança, confiança e transparência nas transações digitais.

2) Detalhamento preliminar

Spoofing: Spoofing é uma técnica usada por hackers para mascarar sua identidade ou fingir ser outra pessoa, dispositivo ou entidade. Isso pode incluir spoofing de endereço IP, onde o endereço IP de origem é falsificado, ou spoofing de e-mail, onde os cabeçalhos de e-mail são manipulados para parecerem originários de uma fonte legítima.

-Phishing: Phishing é uma técnica de engenharia social na qual os hackers tentam enganar as pessoas para que revelem informações confidenciais, como senhas, detalhes de cartão de crédito ou informações de login, fazendo-as pensar que estão lidando com uma entidade confiável. Isso é geralmente feito por e-mail, mensagens instantâneas ou telefonemas.

-Golpe por meio do WhatsApp: O golpe por meio do WhatsApp envolve o uso do aplicativo de mensagens WhatsApp para enganar os usuários e obter informações pessoais ou financeiras. Isso pode incluir o envio de links maliciosos que redirecionam os usuários para sites de phishing, solicitações de pagamento falsas ou mensagens fraudulentas de pessoas fingindo ser amigos ou familiares.

Afim de que haja uma solução aos problemas discorridos a respeito de cybersegurança, segurança da informação, golpes e fraudes virtuais, se faz necessário práticas de conscientização e prevenção a estes citados, de modo que o público-alvo (e demais perfis suscetíveis) tenha meios disponíveis para evitar tais problemas. Deste modo, em vista de que é necessário um trabalho contínuo de educação da população a respeito da problemática, em vista de que é um tema de constante mudança e constante prevenção aos diferentes tipos de golpes e estratégias adotadas pelos criminosos, e ainda em vista de que é um projeto de prática extensionista, serão necessários três propostas de intervenção, sendo estas:

  1. Pesquisa, por meio de formulário online, contendo perguntas a respeito de, estatisticamente, quais golpes são mais frequentes, qual faixa etária é mais frequente tais golpes, qual o grau de experiência com informática a vítima possui, quais meios a vítima adotou para se prevenir de golpes online e, opcionalmente, um relato pessoal. Nenhuma informação pessoal é necessária e não será divulgada. O objetivo desta intervenção é obter dados a respeito dos golpes que acontecem com as pessoas da região, sua frequência e o perfil que os criminosos procuram ao cometer tais golpes. Os relatos poderão, com consentimento do relator, serem compartilhados como futuro material de caráter preventivo e conscientização a respeito do tema.
  2. Criação, edição e preparação de oficina, visando tratar do tema com funcionários da PUC Minas da área de limpeza e manutenção.
  3. Oficina presencial na PUC Minas, com a participação de funcionários da PUC Minas da área de limpeza e manutenção, e aberto ao público, durando cerca de uma a duas horas e tratando da problemática, do tema, de suas resoluções e com base nos dados da pesquisa feita na etapa (1).

Projeto de Interface

  1. A pesquisa será feita por meio da ferramenta web Google Formulários, com divulgação por meio de redes sociais, buscando, preferencialmente, pessoas da região que tenham sido afetadas pela problemática, durando cerca de dez dias.

Link do formulário: https://forms.gle/MmdHoYTUrCF1jCnu7

Cronograma preliminar

Intervenção Descrição do conteúdo Tempo necessário
1 Pesquisa sobre a problemática e sua frequência na região 10 dias
2 Desenvolvimento de material para a oficina presencial 15 dias
3 Realização da Oficina 30 dias

Observação: O tempo necessário é assíncrono de uma intervenção a outra.